5 filmes sobre a Ditadura Militar
Respeitável público: o Mambembe Indica dessa sexta-feira traz filmes essenciais para compreender a ditadura militar no Brasil. Com o lançamento da nova edição de “Retrato Falado”, de Lor, se aproximando, lembramos desses clássicos que vale a pena ver e rever.
Retrato Falado foi produzida durante a abertura política, no olho do furacão. Lor representa, através de recursos narrativos bastante sofisticados, a repressão e a resistência nos anos de chumbo. Se você gosta dos filmes desse post, muito provavelmente vai gostar dessa HQ sensível e necessária!
.
.
1. O que é isso companheiro (1997) – clássico de Bruno Barreto, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro, sobre o sequestro de Charles Elbrick
2. Cabra-Cega (2005) – a história de dois militantes na clandestinidade, obrigados a limitar ao máximo seu contato com o mundo lá fora.
3. Cabra marcado pra morrer (1984) – a história de um filme censurado e também de vidas tocadas pela violência da ditadura militar: um líder camponês e sua família, separados e isolados pelos anos de chumbo.
4. Batismo de Sangue (2006) – trajetória de frades dominicanos engajados na luta contra a ditadura militar, presos e torturados pelo exército.
5. Marighella (2019) – biografia de um dos grandes líderes da luta pela democracia nos anos de chumbo